Você apresentou um pedido de benefício ao INSS, tendo segurança de que cumpria os requisitos necessários, e ele foi negado?
Então calma! Ao contrário do que muitos pensam, essa decisão administrativa do INSS não é definitiva e, apesar de não ser o esperado, há alguns possíveis caminhos a serem seguidos para reverter essa decisão.
Ficou interessado? Então vem conferir todos os detalhes de como prosseguir diante de uma negativa do INSS.
- RECURSO ADMINISTRATIVO
Uma das possíveis formas de reverter uma decisão do INSS é por meio de um recurso administrativo, realizado no próprio site da autarquia.
Nesse sentido, se você acha que seu benefício foi negado injustamente, o que ocorre com certa frequência, você pode contestar essa decisão, tendo o prazo de 30 dias, contados a partir da carta negada, para apresentar o recurso. De mesmo modo, o INSS tem o prazo de 30 dias para analisar seu recurso.
Entretanto, ocorre que por muitas vezes o INSS não oferece resposta dentro do prazo, tornando essa alternativa não tão interessante.
- PROCESSO JUDICIAL
Entrar com uma ação judicial é a via mais utilizada para contestar uma decisão administrativa do INSS, pois possui maior possibilidade de recursos, tornando a concessão mais fácil.
A demora do judiciário pode parecer ser desestimulante, mas nos últimos anos houve um grande aumento na celeridade dos processos, inclusive pelo aceite de propostas de acordo.
Todavia, para entrar com essa ação é imprescindível estar em mãos de toda a documentação necessária e ter a representação de um advogado.
Inclusive, buscar o aconselhamento de um advogado é extremamente indicado no caso de uma negativa do INSS, pois, como especialista, ele irá te orientar em relação ao melhor caminho a ser seguido, de acordo com seu caso particular, e tirar suas dúvidas.
.
GOSTOU DO CONTEÚDO?
Então já encaminha esse artigo para os amigos e familiares que precisam conhecer esse direito e acesse aos nossos outros artigos para tirar mais dúvidas sobre o mundo do previdenciário.





